Relatos de Ouro!

Divirta-se com nossos relatos de ouro!

Relatos de Ouro! Relatos de Ouro!

Exclusivo!

Em entrevista, Felipe Bigaran mostra-se afiado quando o assunto é motricidade! Clique para ver a matéria na íntegra!

Entrevista com Bigaran Entrevista com Bigaran

Cordéis da turma 1K!

Conheça a 1K através de cordéis feitos pela própria turma!

Cordéis da 1K Cordéis da 1K

Remembrance

In a interview, they compare their cities with Ouro Preto

Remembrance Remembrance

Um super conto!

Não perca essa emocionante aventura!

Um super conto! Um super conto!

Mosaico!

Não deixe de ver nosso simbólico mosaico de impressões!

Ilustração Ilustração

Genialidade

Acompanhe esse desafio!

Genialidade Genialidade

Química da Mineração


Assim como toda exploração de recurso natural, a atividade de mineração provoca impactos no meio ambiente seja no que diz respeito à exploração de áreas naturais ou mesmo na geração de resíduos.
Segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM – 2002), "os principais problemas oriundos da mineração podem ser englobados em cinco categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora, subsidência do terreno, incêndios causados pelo carvão e rejeitos radioativos. A seguir, serão relatadas algumas atividades de exploração mineral [na região de Ouro Preto e Mariana] onde são abordados os impactos ambientais gerados durante o processo de exploração e disposição de seus resíduos".

Figura 1 – Principais províncias minerais do Brasil

Na província aurífera do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais, (Figura 1 –área 40), a presença do elemento tóxico arsênio merece destaque no que se refere aos efeitos da mineração no meio ambiente. Na Mina da Passagem de Mariana, funcionava, por várias décadas, uma fábrica de óxido de arsênio, aproveitado como subproduto do minério.
Os rejeitos de minério ricos em arsênio foram estocados às margens de riachos ou lançados diretamente nas drenagens, provocando grande comprometimento ambiental do solo e água.
Os impactos ambientais provocados são grandes e descontrolados, degradando ambientes de delicado equilíbrio ecológico, alterando canais naturais de rios e os aspectos paisagísticos.


Consequências da Mineração no Meio Ambiente



Degradação da Paisagem



Um dos principais impactos causados pela atividade minerária é o que se refere à degradação da paisagem, ou seja, a erosão. Tal fenômeno natural é agravado pelas ações antrópicas. Contudo, para a extração mineral são utilizados explosivos e água a fim de intensificar o processo. Essa utilização provoca degradação do solo, assim como, da fauna e flora habitantes do local. A seguir, as Figura 2 e Figura 3 revelam situações de impactos ambientais causados pela atividade de mineração.
Figura 3 – Impactos sobre a fauna e a flora
Figura 2 – Impactos sobre o solo.



















Ruídos e Vibração
O desmonte de material consolidado é feito através de explosivos, resultando, em consequência, ruídos quase sempre prejudiciais à tranquilidade pública e também para a fauna local.

Contaminação das Águas
Quanto à poluição das águas provocada pela mineração, a maior parte destas no Brasil provoca poluição por lama. A poluição por compostos químicos solúveis, também existe e pode ser localmente grave.

Figura 4 – Impactos sobre o solo.
Há ainda o problema das barragens erguidas para a contenção de rejeitos. Essas barragens têm apresentado, nos últimos anos, problemas de rompimento, causando acidentes com graves consequências. O rompimento destas leva a situações muito graves, com a inundação de grandes áreas por esses rejeitos, que constituem uma espécie de lama. Essa lama se espalha, invade cidades e fazendas, assoreia rios e dependendo da sua composição química pode causar danos mais ou menos graves ao meio ambiente.
As minerações de ferro, de calcário, de granito de areia e argila, da bauxita, de
manganês, de cassiterita, de diamante e várias outras, provocam em geral poluição das águas apenas por lama.
Na retirada do subsolo, o lençol deixa de existir ou é pelo menos modificado. Como a utilização da água no processamento e transporte do minério, essa que é devolvida para a natureza em condições piores do que no momento da sua retirada.


Figura 5 – Efeitos da mineração nos 
recursos hídricos
Figura 6 – Vista de uma barragem de rejeito
Além da poluição por lama, muitas minerações provocam poluição de natureza química, por efluentes que se dissolvem na água usada no tratamento do minério ou na água que passa pela área de mineração.
As minerações de ouro podem apresentar problemas mais complexos de contaminação das águas, por usarem cianetos altamente tóxicos no tratamento do minério.
Além disso, muitos minérios de ouro são ricos em arsenopirita e provocam contaminação por arsênico.


Identidade da população
A mineração na região de Ouro Preto levou a não identidade da própria população, levando em conta que a maioria dos habitantes nem sabia que a cidade vive desse extrativismo.
Os habitantes não percebem o movimento da mineração, tanto quanto eles se relacionam com o turismo. Isso resulta em um desprendimento da mesma com o extrativismo, visto que não são beneficiados diretamente.
Quando andamos ao redor da cidade podemos perceber que os impactos ambientais causados pela mineração são agravados pela população. Esta que sequer importa com a situação da região.

Fontes: