COMO PODEM AS COISAS DO CÉU INTERFERIR NAS QUESTÕES MUNDANAS?
LOCALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS SAGRADOS
SENTIMENTOS
Já à entrada das igrejas, sentíamo-nos profundamente pequenos em
relação a toda aquela grandiosidade exposta a nossa frente. Ao dar mais
alguns passos e adentrarmos no interior propriamente dito desses
espaços sagrados, nossos olhos perdiam-se diante de todo aquele
esplendor dourado. Não importava para onde nos dirigíssemos, sempre
havia uma figura religiosa encarando-nos do alto, com um tom de perfeita
superioridade. Nesse contexto, os sentimentos brotados foram diversos.
Admiração, sem dúvida. Quanto aos que criam na religião católica,
sentiram-se como se estivessem mais próximos do céu e do próprio Deus,
acolhidos por aquele ambiente onde tudo emana fé.Jesus carregando a cruz, Aleijadinho. |
EXPRESSÃO DAS IMAGENS
É importante entender que o estilo barroco destaca-se pela
ornamentação, a dinamização, a dramaticidade e a expressividade
emocional. Desse modo, essas características acabam sendo percebidas em
cada detalhe, inclusive, nas imagens de santos e anjos presentes nos
templos sagrados. Muitas vezes, a própria imagem de Cristo é retratada
com uma profunda tristeza, que comove mesmo aqueles que não creem na
religião cristã. Quanto aos santos e anjos esculpidos no interior das
igrejas, suas expressões, como a própria face, são variadas.
Surpreendentemente, aparecem anjos mulatos em contraposição ao padrão
branco europeu e, comumente, especialmente nas obras de Aleijadinho,
verifica-se um profundo tom de ironia. Parece que os anjos estão rindo
maliciosamente para nós. Vale ressaltar, também, a forte crítica social
que, disfarçada sob aquelas figuras santas, se faz presente nos espaços
sagrados.Fachada da igreja de São Francisco de Assis |
LINHAS ARQUITETÔNICAS
Nas igrejas visitadas, de forma geral, pudemos verificar um
predomínio de linhas verticais e do arco barroco, bem como uma
tendência, por meio de torres elevadas, de o edifício erguer-se em
direção ao céu. Além disso, no alto de todas elas, estava o símbolo
maior do cristianismo, a cruz sagrada, podendo ser com uma, duas (Igreja
de Ordem Franciscana) ou até três travessas.Igreja de Ordem Franciscana. |
Igreja de N. Senhora do Carmo. |
ARQUITETURA DOS ESPAÇOS SAGRADOS
As plantas das igrejas partiram de um aspecto mais plano e
quadrangular para um mais redondo, ao longo da evolução do próprio
estilo barroco. No caso das igrejas de Nossa Senhora do Carmo, São
Francisco de Assis e Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto,
verifica-se essa transição. As principais mudanças consistem no
encurtamento do corredor lateral, na embutidora nas paredes ou
desaparecimento dos altares laterais e no deslocamento da sacristia para
trás do altar mor. Já nas igrejas Nossa Senhora do Rosário de Ouro
Preto e de São Pedro dos Clérigos de Mariana, verifica-se o esquema de
dupla oval. Este se caracteriza pela nave oval e as paredes curvas, além
da maior profundidade do altar.
Evolução do estilo arquitetônico.
Destacaremos, a seguir, alguns estilos arquitetônicos:
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Igreja de São Francisco de Assis: Considerada a obra-prima de
Aleijadinho e de Manuel da Costa Ataíde, a Igreja de São Francisco de
Assis tem uma planta um tanto quanto retangular, mas abusa de paredes
dinâmicas e movimentadas.
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Igreja de Nossa Senhora do Rosário, datada de 1763, já traz o esquema dupla oval.
Partindo, agora, para a disposição das pessoas nesses espaços, surpreendemo-nos com a hierarquia ali presente. Há uma distinção clara entre os espaços destinados aos fiéis – que assistiam à santa missa em pé – e o destinado aos presidentes da celebração. Somente num dado momento, os dois se “encontravam” e, ainda assim, com certa distância. O presidente subia, então, a uma espécie de mezanino e este era o mais próximo que chegava dos devotos. Dentro do espaço dos próprios fiéis, inclusive, havia uma separação. Os mais ricos ocupavam algo similar a um camarote, enquanto os mais simples dispunham-se ali mesmo, na parte inferior, como na própria hierarquia social. -
RELAÇÃO ENTRE PROFANO E SAGRADOHá no barroco mineiro, apesar da ênfase no sagrado, um tom profano. Esses dois elementos se combinam na medida em que, por exemplo, são retratados, na mesma igreja, um santo e um homem comum afligido pelas mazelas sociais. O tom de ironia e crítica social, por exemplo, evidenciam o tema de forma muito clara. A obra A Última Ceia, do Mestre Ataíde, revela isso: no lugar do pão, há carne e uma serviçal cumprindo sua função. Vale ressaltar, ainda, como eram as praças centrais das cidades coloniais, onde, num mesmo espaço, encontravam-se uma igreja, uma casa de câmara e cadeia e um pelourinho, numa junção de temas divinos e humanos.METAFÍSICA PLATÔNICA NOS ESPAÇOS SAGRADOS
A metafísica platônica centraliza-se e culmina no mundo das ideias, que se contrapõe ao mundo obscuro e ilusório dos homens enquanto corpo, que é o mundo sensível. Para Platão, o corpo é a prisão da alma, que a impede de alcançar a verdadeira luz, o Bem, em si. Para a religião, esse Bem, em si, é Deus e, dessa maneira, os espaços sagrados visitados funcionam como o caminho para alcança-lo. Além disso, como já citado, o corpo, para Platão, é maléfico. Neste sentido, essa doutrina perpetua-se nos ideais religiosos, os quais afirmam, até os dias de hoje, que a nossa matéria é a grande fonte dos pecados, visto que é dela que partem os desejos carnais.REFERÊNCIAS (todos visitados em 09/09/2012)
Os tetos, assim como o interior de todas as igrejas, são repletos de informação e de formas geométricas variadas. Algumas lembram cruzes, outras colunas erguendo-se. De toda forma, esses tetos parecem ser uma continuação verticalizada do espaço e, por vezes, têm pinturas de grandes artistas. É o caso do famosíssimo teto da Igreja de São Francisco de Assis, pintado pelo mestre Ataíde, que retrata a assunção de Nossa Senhora aos céus, revelando uma estreita relação entre a arte e a religião.
Assunção de Nossa Senhora aos céus |
Teto com colunas que sustentam o céu |