O DESAFIO PITAGÓRICO
Dia
5 de Junho, na comemoração do “Dia do Meio Ambiente”, a prefeitura de
Mariana se dispôs a organizar uma corrida ecológica com os alunos das escolas
municipais pelas ruas do centro da cidade. Pitágoras, professor de
matemática de uma das escolas convidadas, ficou com a tarefa de desenhar o
melhor trajeto a ser percorrido pelos participantes.
Tendo
em mãos o mapa da cidade, o professor observou que as ruas centrais se
dispunham formando algumas figuras geométricas e indicou seus vértices com
letras latinas maiúsculas.
Pitágoras,
sempre disposto a promover nos alunos o gosto pelo raciocínio matemático,
pensou em incluir à corrida algumas tarefas instigantes, transformando a
corrida em “Gincana Mat/ecológica”. Em alguns pontos do trajeto, os participantes
deveriam resolver questões elaboradas a partir da análise
criteriosa do mapa e das seguintes informações:
(os dados e
as informações a seguir são fictícios).
→ BCF forma um triângulo equilátero em que DE é paralela a BC pelo
ponto médio de BF.
→ KF JG IH são paralelas, sendo J o ponto médio de KI.
→ AB = BE = FK
→ AK = KI
→ KJ
= 150m
→ JG
= 290m
→ GH
= 175m
→ HI = 400m
Ajudem o Professor Pitágoras a organizar a gincana, que
deve ter partida e chegada no ponto A:
a)
Desenhem o maior circuito possível para essa prova, de modo que os
participantes passem uma só vez pelo mesmo lugar. Identifiquem o trajeto pela
sequência das letras indicadas no mapa.
A trajetória é descrita pela seguinte sequência de pontos: A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-A
A trajetória é descrita pela seguinte sequência de pontos: A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-A
b)
Usando conhecimentos de Geometria elaborem, no mínimo, três questões
para que as respectivas soluções indiquem aos participantes a distância
percorrida nos trechos do trajeto.
1) Na figura acima, BC // DE. Considerando que o segmento BC mede 360m, a razão de BC/ED equivale à razão de 2/1 e o triângulo DEF é equilátero, determine a medida do segmento EF.
2) FHIK é um trapézio, FK//GJ//HI, FK= 180m, HI-FK = 120m e J é o ponto médio de KI. Baseado nestas informações, determine a medida do segmento GJ.
3) Sabendo que FK//GJ//HI , KJ=150m, a razão KJ/FG segue a proporção de 6/7 e que J é o ponto médio de KI, determine KI-FG.
1) Na figura acima, BC // DE. Considerando que o segmento BC mede 360m, a razão de BC/ED equivale à razão de 2/1 e o triângulo DEF é equilátero, determine a medida do segmento EF.
2) FHIK é um trapézio, FK//GJ//HI, FK= 180m, HI-FK = 120m e J é o ponto médio de KI. Baseado nestas informações, determine a medida do segmento GJ.
3) Sabendo que FK//GJ//HI , KJ=150m, a razão KJ/FG segue a proporção de 6/7 e que J é o ponto médio de KI, determine KI-FG.
c)
Resolvam as questões propostas no item anterior, calculando as
medidas dos trechos do circuito escolhido citando os conceitos ou propriedades
utilizadas.
1) BC/ED = 2/1 → 360m/ED = 2/1 → 2ED=360m → ED=180m. BEF é um triângulo equilátero, logo ED=DF=EF. Se ED=180m, logo, EF=180m.
2) HI-FK= 120m à HI-180m=120m à HI=400m. (HI+FK)/2 = GJ à (400+180)m/2 = GJ à 290m=GJ. Utilizamos GJ como base média do trapézio para resolver a questão.
3) KJ/FG = 6/7 à 150m/FG = 6/7 à 6FG=1050m à FG=175m
KI=KJ + JI, se J é ponto médio de KI, KI=(150+150)m=300m. KI-FG=(300-175)m=125m. Foi utilizado teorema de tales para encontrar as medidas.
1) BC/ED = 2/1 → 360m/ED = 2/1 → 2ED=360m → ED=180m. BEF é um triângulo equilátero, logo ED=DF=EF. Se ED=180m, logo, EF=180m.
2) HI-FK= 120m à HI-180m=120m à HI=400m. (HI+FK)/2 = GJ à (400+180)m/2 = GJ à 290m=GJ. Utilizamos GJ como base média do trapézio para resolver a questão.
3) KJ/FG = 6/7 à 150m/FG = 6/7 à 6FG=1050m à FG=175m
KI=KJ + JI, se J é ponto médio de KI, KI=(150+150)m=300m. KI-FG=(300-175)m=125m. Foi utilizado teorema de tales para encontrar as medidas.
d)
Ao fim da corrida, vence o participante que aliou velocidade e
conhecimento! Qual foi a distância total (em quilômetros) percorrida pelo
vencedor da gincana?
A distância percorrida se dá pela soma AB+BC+CD+DE+EF+FG+GH+HI+IJ+JK+KA que, substituindo pelos seus respectivos valores, é igual a (180+360+180+180+180+175+175+400+150+150+300) metros, realizando tal soma obtemos a distância de 2430 metros. Sabendo que mil metros equivale a um quilômetro, então o vencedor percorreu 2,43km.
Rodrigo Esquinelato com seu jeitão esportista deixou para trás todos os outros atletas, subiu e desceu ladeiras e venceu todas as barreiras. Ainda entrevistamos o campeão:
Entrevistador: Como você conseguiu ganhar?
Esquinelato: Com a matemática tudo ficou mais fácil.
Entrevistador: Quais princípios matemáticos você usou para vencer a corrida?
Esquinelato: Visualizei o mapa da corrida anteriormente, e fiz cálculos da corrida usando o Teorema de Tales, semelhanças de triângulos, dentre outros princípios básicos.
Entrevistador: Muito obrigado pela entrevista!
A distância percorrida se dá pela soma AB+BC+CD+DE+EF+FG+GH+HI+IJ+JK+KA que, substituindo pelos seus respectivos valores, é igual a (180+360+180+180+180+175+175+400+150+150+300) metros, realizando tal soma obtemos a distância de 2430 metros. Sabendo que mil metros equivale a um quilômetro, então o vencedor percorreu 2,43km.
Rodrigo Esquinelato com seu jeitão esportista deixou para trás todos os outros atletas, subiu e desceu ladeiras e venceu todas as barreiras. Ainda entrevistamos o campeão:
Entrevistador: Como você conseguiu ganhar?
Esquinelato: Com a matemática tudo ficou mais fácil.
Entrevistador: Quais princípios matemáticos você usou para vencer a corrida?
Esquinelato: Visualizei o mapa da corrida anteriormente, e fiz cálculos da corrida usando o Teorema de Tales, semelhanças de triângulos, dentre outros princípios básicos.
Entrevistador: Muito obrigado pela entrevista!